Saturday, July 16, 2005

Relatos de canibalismo contemporâneo na China

Ninguém poderia acusar os chineses de serem melindrosos a respeito das coisas que eles comem - cérebros de macacos, olhos de corujas, patas de urso e escorpiões fritos são todos os itens do menu. Mas a maioria de pratos venerados como favoritos em termos nacionais são tão inofensivos quanto arroz fervido quando comparado ao último prato do dia conforme se alega, conquistado preferência em Shenzhen - feto humano.

Rumores que embriões mortos estavam sendo usados como suplementos dietéticos começaram a se espalhar cedo no ano passado com relatórios que alguns doutores nos hospitais de Shenzhen estavam comendo fetos mortos depois de executar abortos. Os doutores supostamente defenderam suas ações dizendo que os embriões serviam para sua pele e saúde em geral.

Uma norma foi instalada e, em pouco tempo, relatórios circularam àqueles doutores na cidade que estavam propagandeando fetos como um tônico humano. A limpeza de mulheres no Hospital era encarada como uma luta para cada uma delas capturar os restos humanos escondidos para casa. No último mês, repórteres de EastWeek - uma publicação de irmã do leste Expressa - foram para Shenzhen ver se os rumores podiam ser substanciados. Em 7 de março, um repórter entrou no Centro de Saúde de Mulheres e Crianças de Shenzhen fingindo enfermidade e perguntou a uma doutora sobre um feto. O doutor disse que a mercadoria havia acabado, mas chegaria novamente.

No dia seguinte, o repórter retornou na hora do almoço. O doutor, no final das contas, surgiu da sala de cirurgia segurando uma garrafa de vidro de tamanho de punho cheio com fetos de uma polegada de tamanho.

Ela disse: 'Há 10 fetos aqui, todos abortados nessa manhã. Você pode levá-los. Nós somos um hospital estatal e não carregamos nada.

'Normalmente, nós médicos os levamos pra casa para comer - tudo grátis. Desde que você não pareça bem, você pode levá-los.'

Nem todo hospital de estado é tão generoso com seus embriões mortos quanto o Centro de Saúde para Mulheres e Crianças. No Hospital Popular de Shenzhen, por exemplo, o repórter ficou surpreso.

Quando uma Sra. Yang, a enfermeira-chefe, foi questionada sobre fetos, ela pareceu ansiosa e pediu autorização a outra equipe. Depois de fechar a porta, ela pediu ao comprador encoberto em uma voz baixa: 'Onde você soube que nós vendemos fetos?'
O repórter respondeu: 'Um amigo de doutor em Hong Kong me disse.'

'Quem? Qual é o nome dele/dela?'

O repórter não estava preparado para esta linha de interrogatório e não podia vir com um nome. Yang lhe disse que os fetos estavam à venda apenas dentro do hospital, e não ao público. Ela acrescentou que um pessoal, porém, iria vender os fetos para compradores de Hong Kong.

O repórter aprendeu que a taxa de ida de um feto era de $10, mas quando a mercadoria era de pouco suprimento, o preço poderia subir para $20. Mas esses preços são alfinetes comparados àqueles fixadas por clínicas particulares, que são contados fazer fortuna vendendo fetos. Um indivíduo em Bong Men Lao Street cobra $300 por um feto. A pessoa responsável pela clínica é um homem sexagenário. Quando ele viu o aflito repórter, ele se ofereceu para mandar para fetos que atingissem sua forma final e que, é reivindicado, contenha as melhores propriedades curativas. Quando uma doutora chamada Yang - nenhuma relação - da clínica de Sin Hua onde foi perguntado se os fetos eram comestíveis, ela disse enfaticamente: 'Claro que eles são. Eles são até melhores que placentas.

'Eles podem fazer sua pele ficar mais lisa, seu corpo mais forte e servir para os rins. Quando eu estava em um hospital do exército na província de Jiangti, eu freqüentemente trouxe fetos para casa. Eles eram rosas, como ratinhos, com mãos e pés. Normalmente, eu compro alguns porcos para fazer sopa (com fetos adicionados). Eu sei que eles são seres humanos, e (comendo-os) sinto nojo. Mas, naquela época, isso já era muito popular.'

Um Sr. Cheng de Hong Kong sustenta que ele tem comido sopa de feto por mais de seis meses. Para começar, o homem, em seus 40, fazia a viagem para Shenzhen freqüentemente para negócios e foi introduzido aos fetos por amigos. Ele diz que encontrou vários professores e doutores nos hospitais do governo que ajudaram que ele comprasse os fetos. 'A princípio, eu me senti desconfortável, mas doutores disseram que as substâncias em fetos podiam ajudar curar minha asma. Eu comecei a levá-los gradualmente e a asma desapareceu,' Cheng disse.

Agora, Cheng só come fetos ocasionalmente para melhorar seu tratamento, mas houve um tempo quando ele fez viagens cruzando os limites com a horrível mercadoria. 'Toda vez [que eu fazia viagem], eu carregava um frasco térmico para Shenzhen e devolvia os fetos de volta a Hong Kong para fazer sopa. Caso me dessem 20 ou 30 de uma vez, eu os colocava na geladeira. Eu não tinha sopa todo dia - isso dependia do suprimento.

'Normalmente, eu lavava os fetos limpos, e acrescentava gengibre, casca de laranja e porco para fazer a sopa. Depois de tomar isto durante algum tempo, eu me sentia muito melhor e minha asma desaparecia. Eu costumava tomar placenta, mas não era tão útil.' Quando perguntavam se ele ficava preocupado se os fetos contivessem doenças, Cheng era desprezível. 'Eu comprei-os de hospitais do governo. Eles checariam as mulheres grávidas antes de realizar operações e só os venderiam para mim se não existisse qualquer problema. Também, eu sempre os fervo com calor alto que mata qualquer bactéria.' Embora Cheng tenha superado qualquer sensibilidade sobre comer sopa de feto, ele estipulou o limite em consumir embriões mortos inteiros. Ele também priva-se de dizer a pessoas de seus hábitos dietéticos horríveis.

Zou Qin, 32, uma mulher de Hubei com a fina pele de alguém vários anos mais jovem, atributos seus bem preservados contam com uma dieta de fetos. Como um doutor na Clínica de Lun Hu, Zou executou abortos em vários cem pacientes. Ela acredita que fetos são altamente nutritivos e reivindicações para ter comido mais de 100 nos últimos seis meses. Ela retira-se um espécime de feto antes de um repórter e explica os critérios de seleção. 'As pessoas normalmente preferem (fetos de) mulheres jovens, e muito melhores, o primeiro bebê e um macho.' Ela adiciona: 'Eles são perdidos se nós não comermos eles. As mulheres que recebem abortos aqui não querem os fetos. Também, os fetos já estão mortos [quando nós os comemos]. Nós não executamos abortos só para comer fetos.

'Antes, as filhas de minha irmã estavam muito fracas. Eu ouvi aqueles fetos eram bons para sua saúde e comecei a pegar alguns para meus sobrinhos,' Zou diz, sem remorso. 'Eu os lavo com a água limpa até que eles pareçam branco transparentes e então os cozinho. Fazer sopa é melhor.' Mas ela admite haver desvantagens para esta delicadeza duvidosa. 'Os fetos são muito fedorentos e nem todos podem feder,' disse ela. 'Você também pode fazer tortas de carne misturando fetos com picadinho de carne, mas você tem que adicionar mais gengibre e cebolinhas para livrar-se do cheiro.'

O legislador de Hong Kong Dr. Tan Siu-Tong fica surpreso que poderia ficar com a capacidade de qualquer um submeter o fedor de um feto morto, mesmo que seus estômagos sejam marcado com o mais importante. 'Quando todo o tecido placentário está morto, o cheiro é terrível e é suficiente fazer você sentir náuseas. É como tendo um rato morto na casa,' disse ele.

Os fetos supostamente comidos pelos chineses são todos fornecidos por serviços extensivos de aborto da China. No ano passado, doutores no Hospital Popular - o maior hospital em Shenzhen - executaram mais de 7,000 interrupções, 509 em mulheres de Hong Kong. A Associação de Planejamento familiar de Hong Kong (FPA) estima que 24 por cento de todos os abortos em mulheres de Hong Kong são executados nas duvidosas cercanias de um hospital chinês. Uma Sra. Li de Hong Kong teve dois abortos em Shenzhen, mas nunca ouviu falar de pessoas que comem fetos. 'Mas eu não precisava dos bebês, assim depois dos abortos, eu quase os deixei no hospital,' disse ela. 'Eu não queria olhar para eles, e eu certamente não queria guardá-los. Os fetos de dois ou três meses são justamente água e sangue quando desaparecem. Eles são tão pequenos, como pode você comê-los?'

Os doutores no território responderam com desgosto e incredulidade às histórias das pessoas suplementando suas dietas com fetos. Muitos leram artigos de canibalismo fetal mas ninguém foi capaz de verificar os relatórios. Eles estão tratando o assunto com ceticismo. Dr. Margaret Kwan, uma ginecologista que até duas semanas atrás sustentava o posto de executiva chefe no FPA, diz: 'Isso é a coisa mais estranha já escutada vindo de fora da China. Eu só espero que isso não seja verdade.'

Dr. Warren Lee, presidente da Associação de Nutrição de Hong Kong está ciente dos rumores desagradáveis. 'Comer fetos é uma espécie de medicina chinesa tradicional e está profundamente baseada no folclore chinês. Em termos de nutrição, um feto seria uma boa fonte de proteína e gordura, e há minerais nos ossos. Mas eu não sei se fetos de comer é folclore justo ou mais que isto,' ele diz. de acordo com o Lee, é concebível aqueles fetos são ricos em certos hormônios que são benéficos para o corpo de adulto humano, mas devia isto ser o caso, o assunto fetal teria que ser convertido em um formulário introduzido para melhores resultados, como a maioria de hormônios inclusive o hormônio para diabete, insulina - são quebrados no sistema digestivo antes deles terem uma chance de serem absorvidos pelo corpo.

Mas Lee sugere que qualquer um que come um feto estaria buscando um remédio isto é muito mais enganoso que um hormônio ou mineral. 'Algumas pessoas podem pensar que existir também uma substância ou substância química não identificada que tem potências curativas, mas não existe nenhuma evidência que isto é verdade.' Lee persuade que pessoas sejam cautelosas - 'existem pessoas lá fora que só querem ganhar dinheiro e eles apresentarão todas as classificações de fórmulas ou substâncias, que, eles dizem que curarão doenças.'

Como um filho, Patrick Yau era alimentado em placentas humanas por sua mãe que trabalhou em um hospital de local, mas em sua posição corrente como um psicólogo com o Departamento de Previdência social ficaram ambos com repulsa e chocados com a idéia de comer fetos. 'Como um católico, eu tenho objeção por abortos porque eu acredito que o feto é uma vida humana, e eu certamente tenho objeções a comer um bebê morto depois que foi abortado,' ele diz. Yau concede aquela na China, onde a uma política de um filho tornou abortos um remédio aceitável para essa desgraçada estupidez, pessoas podem ter adotado uma nova perspectiva em vida na frente de nascimento, tais embriões são despidos de seu status de ser humanos.

Mas Tang falha em entender como alguém em algum lugar pode se convencer 'que estão comendo apenas um organismo quando estão na realidade comendo um corpo morto. 'Pode não ser um ser humano formado, mas quando eles pensarem a respeito da maioria das pessoas pensariam: 'Ugh! Não, eu não posso comer isso.' Eu não penso que eduquei as pessoas com um ensinamento de que poderia fazer esse tipo de coisa.'

Dr. Wong, um médico de Hong Kong que pratica medicina Ocidental, pensa que somente ignorantes comeriam fetos humanos. Ele explica que fetos contêm monosacarídeos, que são benéficos para o metabolismo, mas declara que podem ser encontrados em muitas outras comidas - O médico chinês Dr. Chu Ho-Ting concorda que não há lugar para fetos na medicina, e sugere que deveria até ser insalubre se a mulher grávida fosse infectada por doenças.

'A maioria das bactéria pode ser mortas sob um calor de 100 graus, mas algumas exigem 400 graus. Algumas pessoas acreditam que comer fetos pode fortalecer a imunidade do corpo humano contra doenças, mas isso é errado. Embora os fetos contenham proteína, eles não são tão nutritivos quanto a placenta, que contém diferentes tipos de nutrientes. Mas até a placenta tem que ser ingerida com outras ervas chinesas.'

Hong Kong do East Express, 12 de abril de 1995

1 comment:

  1. Anonymous1:56 PM

    Os humanos apanharam HIV com o consumo de primatas, comer um feto é comer um primata, por isso todas as doenças contagiosas poderão ser transmissivéis.

    ReplyDelete

Seja responsável em seus comentários. Caso se verifiquem comentários descontextualizados e criminosos, estes poderão ser apagados.

Ofensas ao catolicismo serão sumariamente apagadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...