Saturday, June 25, 2005

Depoimento sobre a TFP

July 1983, Volume V, Number 7

John T. Armour

EU FUI UM MEMBRO da Norte-Americana Sociedade para Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) de Julho de 1980 até Janeiro de 1981. Eu me afiliei ao grupo depois de encontrar com um simpatizante da TFP no estado de minha residência, a Califórnia. Como um membro, eu vivi no "assento da TFP" em Mount Kisco, Nova Iorque, onde eu recebi o treinamento e a doutrinação que a todos membros é dada. Eu me considero muito sortudo por ter sido convencido por alguns bons amigos a me separar desse grupo.

Olhando para trás, eu posso ver agora que a TFP é um perigoso culto à personalidade cujo propósito é a glorificação de seu fundador brasileiro, Dr. Plínio Corrêa de Oliveira. Muitos homens jovens altamente idealistas e motivados religiosamente têm sido cativados por seu programa persuasivo. Os apelos à tradição moral, dogmática e litúrgica que são tão reanimadores nessa idade de tumulto são, em minha opinião, simplesmente um meio para atrair indivíduos para dentro do culto.

Durante o período de treinamento que eu recebi, eu fui ensinado que:

* Dr. Plínio nunca morrerá. Quando sua missão na terra estiver completa, ele caminhará ao interior de um paraíso terrestre e então ascenderá aos céus.

* A missão de Dr. Plínio é derrotar "a revolução", as forças comunistas e/ou demoníacas que estão corrompendo a espécie humana. Ele é o "peregrino da justiça" enviado por Deus para esse propósito.

* Próximo à Bendita Virgem Maria, Dr. Plínio é mais amado por Deus. Portanto, São Miguel Arcanjo é seu guardião angélico pessoal.

* Dr. Plínio tem o poder de ler uma alma de um homem, no sentido de determinar se ele possui o "Tau", a vocação e qualidade de guerrear a revolução. Ele é até suposto ser apto de tomar tal decisão vendo uma fotografia. O "Tau" pode ser encontrado somente em machos.

* Membros da TFP são requeridos para comprometer sua fidelidade a Dr. Plínio. Eles fazem uma consagração de escravidão à Santa Mãe e a Dr. Plínio. Dr. Plínio é tão altamente respeitado que nós éramos encorajados a beijar um de seus chapéus que chegavam até nossa posse. E nós guardávamos uma sala especial servida só para ele, onde nós tínhamos uma cama especial destacada em uma plataforma sobre o solo.

Na primeira vez que eu cheguei ao quartel-general da TFP em Nova Iorque, os líderes me convenceram que o grupo não era um culto. Eles perguntaram-me o que eu tinha escutado a respeito do grupo e, depois de corrigir percepções errôneas secundárias que eu tinha, e depois de eu ter me assegurado que eu não estava entrando em algo que eu posteriormente lamentaria ter tomado parte, eu me tornei um membro. Naquele momento, um homem foi designado a me observar, responder minhas perguntas e guardar-me de saber demasiadamente até que eles estivessem seguras a meu respeito. Ele mesmo me contava o que escrever em minha carta aos meus pais. Aqueles entre nós cujos pais não concordavam coma TFP, logo nos julgavam, referindo-se a nossas mães e pais, como a "fonte de minha revolução" (FMR). A dedução era que cada um de nós que tinha em si um sinal da revolução, havia sido obtido como resultado da corrupção e indulgência de nossos pais. Nós éramos convencidos a rejeitar e ignorar qualquer conselho deles, com o intuito de encarar essa corrupção em todos membros de nossa família, e tratá-los nesta conformidade. Em tempo, eu progredi em desprezar minha família. Em uma ocasião quando eu estava sendo encorajado nessa atitude, eu contei aos líderes que eu tinha motivado minha mãe a chorar quando eu conversava com ela ao telefone. Os líderes realmente riram. Mas, ao mesmo tempo, nós éramos encorajados a convencer nosso pais que eles deveriam se orgulhar de nós porque nós éramos cavalheiros distintos que estavam realizando a obra de Deus.

Pode parecer estranho que um grupo tal como a TFP poderia atrair e sustentar a confiança e lealdade de alguém. Mas o apelo de espiritualidade era muito forte. Nós todos sabíamos que algo estava errado, tanto no mundo quanto na Igreja. Aqui estava um grupo dedicado vivendo uma exemplar vida semi-monástica, ostensivamente formado para lutar contra a decadência cuja existência nós conhecemos. E nós éramos jovens e inexperientes. Eu estava realmente convencido que eu estava no exército especial da Santa Mãe.

Os coloridos reflexos religiosos eram muito fortes. Nós éramos encorajados a receber a Sagrada Comunhão diariamente na Capela da TFP. Ela era distribuída para nós por um leigo que era um de nós mesmos, o que era feito somente fora de suposta necessidade. Essa necessidade, obviamente, servia para fornecer maior evidência do desenvolvimento da revolução. (Um grande número de hóstias era consagrada três ou quatro vezes por ano pela visita de um padre do Canadá. Ele as deixava no tabernáculo de nossa Capela)
A convertida mansão onde cerca de sessenta de nós vivia era cheia de quadros sagrados, estátuas e outros artigos religiosos. Nós éramos requeridos a rezar todas as quinze décimas do Rosário diário, e meditação era encorajada. Cada noite, depois da refeição, instrução do Dr. Plínio era dada a todos. Mais freqüentemente, essa instrução vinha através de gravações; algumas vezes era uma mensagem imprimida que era lida. Todas as mensagens eram em língua portuguesa que era traduzida para a Inglesa por um dos líderes.

Nós éramos levados a crer que, se nós deixássemos a TFP, Nossa Senhora nos castigaria porque Ela não queria que qualquer pessoa deixasse Seu exército. Muitos contos de mortes terríveis sofridas por aqueles que se separavam eram contados. Nós realmente sabíamos de um membro brasileiro que tinha sido transferido aos Estados Unidos, mas que deixou a organização para se casar. Quando ele contraiu uma doença nos ossos que o matou, muitos se contentaram em ensinar que tal justiça tinha sido devolvida a um desertor.

A atmosfera cultivada no interior desse grupo é uma que sustenta que o mundo inteiro está corrupto e somente a TFP escapou da corrupção. Mesmo católicos tradicionais, tais como o Arcebispo Lefebvre e seus seguidores, são desdenhados— de qualquer forma nunca publicamente.

Muitos poucos membros estavam sempre presentes nas Missas aos Domingos, não por causa de qualquer incapacidade de dar lugar a uma reza em Missa Tridentina, mas porque a maioria não queria ir. Uns poucos se faziam presentes na Missa em uma Igreja Católica Bizantina próxima. Membros da TFP com zombaria referem-se aos fiéis católicos que comparecem na Missa Tridentina como "crianças pequenas". Eu fui ridicularizado num Domingo por ler a Missa para mim mesmo tirado de um missal. Os líderes da TFP até faziam piadas sobre padres "bebês", dizendo em uma ocasião que eles gostariam de ter algum guardado no porão para ser retirado de lá quando precisasse.

Os membros da TFP que eu conhecia não acreditam que o Papa João Paulo II é um verdadeiro Papa porque, de acordo com eles, ele se excomungou por declarar heresia. O grupo acredita que a Sé está vaga. Nenhuma de suas atitudes, porém, nem muitas outras das já citadas atitudes será declarada em público. Os membros da TFP são muito ansiosos por cultivarem uma imagem favorável, mesmo entre aqueles que eles constantemente denigrem.

É minha preocupação que ninguém venha a aceitar a TFP em sua verdadeira face. Eu acredito que o grupo seja um perigoso culto que causa danos àqueles no interior de sua rede, e à Igreja Católica que eu pensava que estar servindo enquanto eu por ali fiquei.

6 comments:

  1. Sr John Armour

    Fiquei espantado com a precisão com que descreveste o pesadelo tfp.

    Eu fui guarda costas do profeta plinio por 10 anos e fiquei escravisado a ele ate alguns anos atras.
    Ele negou dinheiro para eu ir assistir a morte de meu pai. Negou me uma passagem aerea de 60 dolares.Ele morreu no mesmo dia...

    Nunca recebi um salario? trabalhei como escravo.
    Morava no mesmo predio que ele e estava a sua disposição 24 horas por dia o ano todo.

    Acreditei que o caio vidigal fosse pessoa de bem e fui ao seu castelo na frança, reivindiquei o salario de 10 anos. Se passaram 3 meses e ele, como os demais do conselho nacional, se escondeu atras do silencio...
    Tenho 60 anos e nenhum direito a aposentadoria...

    Associação das vitimas da tfp urgente.

    Unica saida...

    Grande abraço
    Plaza

    ReplyDelete
    Replies
    1. Plaza, os que se dedicavam e dedicam à TFP é por vontade própria.
      Quando você quis entrar, e quis servir, foi pelo ideal. Hoje, como um mercenário vil, você cobra os serviços que prestou a Nossa Senhora?
      Tampouco você ficou escravizado ao dr. Plinio, já que podia sair quando quisesse, como de fato fez.
      Se há alguém que não pode reclamar, é quem faz algo por vontade própria.

      Delete
  2. Aposentadoria por trabalho voluntário?

    O senhor deveria ser funcionário público ja que acha que possui tantos "direitos" assim...

    Engraçado alguém com perfil tão comunista/revolucionário servir a TFP por tantos anos assim...
    "Associação das Vítimas da TFP". O que farão? "Vamos combater a exploração do trabalho voluntário, camaradas!". Tem coisa mais comunista que isso?

    Hoaheoheohe a quem espera convencer com essas mentiras?

    ReplyDelete
  3. Plaza6:45 AM

    Convencer crianças a partir de 12 anos a deixar a familia, os estudos e o aprendisado em nome de uma tragedia mundial que esta chegandoooooo, chegandoooo e nunca chegou.Isto desde 1940. Sempre chegando, a bagarre pos de quatro gerações de crianças e adolescentes e as transformou em "voluntarias".
    Segundo a nova TFP,dos que ficaram ao lado do discipulo perfeito de Plinio Correa, monsenhor João Cla. A TFP dos fundadores abandonou mais de 1000 militantes à sua propria miseria.Como sabemos a TFP cria zumbis. incapases de cavar a propria subsistencia na sociedade atual.Chegaram a negar sepultura a dois militantes que serviram como escravos a vida inteira.
    Ao amigo dos fundadores magnatas da TFP,sr da silva,pergunto se ele sabia que o unico guarda costas que entrou na justiça trabalhista ganhou em todas as instancias e foi reconhecido como empregado.
    Como disse D.Mayer e padre Trouslard, a TFP é uma seita perigosa. Voce, como eu, teve sua mente manipulada habilmente por ricos senhores. Sem nenhum respeito pela criança e pelos jovens, usaram mão de obra escrava.
    Que Deus proteja as vitimas da TFP!
    Plaza

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você foi convencido a sair de casa? Volto a dizer..alguém o coagiu?
      Quanto a deixar o aprendizado, dá pra ver que deixou pelos erros de gramática.
      Quanto às crenças pessoais da TFP sobre Bagarre e etc..o sr. acreditava, então não é a TFP a culpada, mas a sua suposta falta de critério, ou algo que o valha, se considera essa doutrina uma sandice.
      Na sede, quando foi convencido a morar nelas, acaso lhe faltou meios de subsistência? Até onde sei, os membros da TFP recebiam a famosa 'bolsa', que certamente o sr. recebia também.

      Delete
  4. Anonymous1:32 PM

    Tres Carabelas a la Deriva, http://trescarabelasaladeriva.blogspot.com/, tem muito sobre a TFP !

    ReplyDelete

Seja responsável em seus comentários. Caso se verifiquem comentários descontextualizados e criminosos, estes poderão ser apagados.

Ofensas ao catolicismo serão sumariamente apagadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...